Hoje, no Metro a caminho de casa, acabo por, inadvertidamente, ouvir a conversa entre dois senhores, sendo que, em circunstâncias normais não teria prestado atenção nenhuma, mas neste caso falavam de livros.

Já não sei as palavras exactas proferidas por um e por outro mas foi algo assim do género:

Indivíduo A: Bem estou a ver que a leitura vai avançada!
Indivíduo B: Pois vai e só comprei o livro anteontem! (nesta altura começo a ficar de orelhas no ar)
A: E o filme já foste ver?
B: Não, ouvi dizer que não vale nada.
A: E o livro?
B: É muito bom mesmo! Recomendo-o vivamente. Quero ver se o acabo ainda hoje (deviam de faltar umas 60 páginas). Uma pessoa fica mesmo envolvida na história. (aqui a je vai de tentar torcer discretamente a cabeça para perceber que raio de livro era - o livro ia na mão do senhor mas o resultado não foi animador)
A: O último que li foi o 2666. Aquilo é cá um calhamaço!
B: Eu não consigo andar com um livro desses atrás.
A: Pois eu também não, mas é excelente leitura antes de ir para a cama. O livro é grande mas é bom. Começas a ler e entusiasmas-te. Estou a ver que esse já vai na mão pronto para ser lido no comboio!
B: Pois, não perco um minuto!

Por fim chegámos à estação terminal e fui-me deixando ficar para trás a ver se conseguia perceber de que raio de livro estavam a falar e consegui... Visto do Céu! Duvido é que eles não se tenham apercebido (não deu para ser lá muito discreta). Faço com cada figurinha!!!!

Conclusão... Mais um livro que foi direitinho para o topo das minhas prioridades em termos de compras literárias (o 2666 já tenho).


Note to self: Ficar bem longe de conversas alheias sobre livros pois corro o risco de ter de comprar mais um ou vários, prejudicando assim a minha já esfarrapada carteira!

Comments (12)

On 25 de março de 2010 às 21:44 , Célia disse...

Mónica, aqui para nós que ninguém nos ouve... acho que para viciados como nós, qualquer pretexto é bom para mais uma comprinha :D :D

 
On 25 de março de 2010 às 22:05 , Mónica disse...

Eu só tenho a dizer que ainda bem que o R. não lê o meu blog LOLOL

Com uma confissão descarada destas, que demonstra que não é preciso muito para eu deitar as minhas ricas mãozinhas a um livro, o R. só ia dizer: "Mas não achas que já tens livros a mais!!!"... Como se tal coisa existisse :D

 
On 25 de março de 2010 às 22:06 , Célia disse...

Livros a mais? Por mais livros que tenhamos, nunca são suficientes LOOOLL ;D

 
On 25 de março de 2010 às 22:40 , Ana C. Nunes disse...

Já me aconteceu uma coisa muito semelhante e também não fui muito discreta a tentar descobrir que livro era.
E hoje também tive uma conversa muito interessante sobre livros com uma professora que trabalha comigo. Às vezes nem sabemos que as pessoas à nossa volta gostam tanto ou mais de literatura que nós.

 
On 25 de março de 2010 às 22:46 , Leitura Nossa disse...

Adorei a história, esse nosso vício nos coloca em cada situação...

beijos...

 
On 25 de março de 2010 às 23:00 , Mónica disse...

Ana C. Nunes,

Posso dizer que sou uma sortuda. Com a mudança de emprego encontrei uma pessoa que partilha o meu gosto pela leitura, sendo mesmo um caso bem mais grave de viciação em Literatura (e bem mais culta também).

É um prazer inenarrável ter com quer partilhar neste nosso prazer pela Leitura! É essa a principal razão pela qual mantenho um blog sobre Livros, ouvir as opiniões dos outros!

 
On 26 de março de 2010 às 12:36 , Cris =) disse...

Eu já vi o filme e achei engraçado. Talvez compre o livro.

O 2666, já leste? Vale a pena? Qual é o tema. Fiz search no teu blog mas não encontrei a review.

Obrigada e boas leituras

 
On 26 de março de 2010 às 13:11 , Mónica disse...

Cris,

Ainda não li o 2666. Tenho-me mantido um pouco afastada de livros muito extensos. Comecei agora "O Romance de Gengi" por isso tão depressa não lhe devo pegar.

Tens aqui algumas críticas ao mesmo que poderão (ou não) ajudar-te a tomar suma decisão sobre a compra do livro.

http://bibliofiliacos.blogspot.com/2009/12/2666-roberto-bolano.html

http://leitordeprofissao.blogspot.com/2010/01/roberto-bolano-2666.html

 
On 26 de março de 2010 às 14:12 , Cris =) disse...

Obrigada =)

 
On 26 de março de 2010 às 14:18 , Cris =) disse...

Agora que li a crítica feita no Leitor de Profissão é que me recordo de ter lido uma notícia acerca deste escritor e livro. Fiquei curiosa e vou acrescentá-lo na minha lista de livros a comprar.

 
On 30 de março de 2010 às 01:38 , Pedro disse...

Hehe eu também faço o mesmo xD Quando vai alguém na rua com um livro na mão, devo parecer um maluco quando tento *discretamente* virar a cabeça e ver o título.

 
On 30 de março de 2010 às 21:21 , Jo disse...

Boa noite,

Sou uma nova visitante deste blog e pelo que li acho que vou começar a ser presença assídua.

Eu já li o "Visto do Céu", li à uns aninhos qd saiu em Portugal e foi uma história que me marcou, porque apesar da sua simplicidade consegue nos levar a pensar no quem vem depois e principalmente na forma como as pessoas que fizeram parte da nossa vida encaram o fim de alguem que amam e vivem essa perda.

Acho que em parte também se deveu à altura em que descobri o livro (tinha perdido recentemente um familiar) que me fez elege-lo como um dos muitos livros da minha vida.

Acredito que os livros vêm ao nosso encontro nos momentos certos em que os devemos ler, e este foi um dos casos.

Quanto ao filme ainda não o fui veer, em parte por receio (depois de ler o livro e construir uma determinada imagem na minha cabeça é complicado apreciar o filme por muito bom que seja).

Eu própria sou uma leitora de transportes publicos e como tal estou sempre de antena no ar a tentar descobrir novas historias. ;)

Bem, para uma primeira visita e comentário já me estiquei um pouco, não é à toa que dizem que as palavras são como as cerejas, nunca conseguimos ficar por poucas.

Parabéns pelo blog e boas leituras.

*Jo