A empresa onde trabalho irá realizar um projecto em Angola de alguma dimensão, o que significa que iremos fretar contentores para levar equipamentos para o território.

Como sobrou espaço no contentor, um dos meus patrões, responsável pelos nossos negócios em África e conhecedor das carências das crianças menos favorecidas que proliferam por aquele país, lembrou-se de efectuar uma recolha de brinquedos, roupa e livros.

Uma vez que não tenho crianças na família vai para lá de um bom tempo, significa que não disponho de roupa ou brinquedos para doar, e, comprar por comprar, prefiro comprar livros. O meu problema é que, depois de tantos anos sem crianças na família (e a mais nova da família não conta porque NUNCA leu um livro) não faço ideia quais são os melhores livros no mercado para a faixa etária dos 6 (ou menos) aos 12 anos, por isso preciso desesperadamente de sugestões.

Agradeço do fundo do coração todas as indicações que me possam dar tendo em conta também o orçamento. Pretendo gastar entre 100 a 150€, mas gostaria de, para além de oferecer obras de qualidade, dar também o maior número possível de livros pois as carências são muitas e quero chegar ao maior número possível de crianças.

Peço-vos então que ajudem a contribuir para "alimentar" as mentes dos menos afortunados com os sonhos que só os livros nos podem dar, e a dar um pouco de cor ao seu mundo por vezes tão cinzento.

Muito obrigada,
Mónica Colaço


P.S.
Se, tal como a Slayra também quiserem contribuir para esta causa, enviem um e-mail para isabel.pereira.c@gmail.com que eu passo-vos a morada da minha empresa para enviarem os livros. Se forem da margem sul como eu podemos sempre combinar encontar em algum lado para não terem gastos em portes de envio.

Comments (17)

On 20 de fevereiro de 2009 às 22:16 , WhiteLady3 disse...

Há mais novita da família, vai fazer 4 anos, tenho dado livros com histórias da Disney e contos de Grimm. Também gosto dos livros da Beatrix Potter... E por falar em Potter, os do Harry também podem ser uma boa escolha, sobretudo para 10-12 anos, assim como as Crónicas de Nárnia.

 
On 20 de fevereiro de 2009 às 22:21 , Mónica disse...

WhiteLady3,

Obrigada pelas sugestões. Quanto ao Harry Potter já tinha pensado neles, mas os livros são tão famosos que acho que são capazes de ser dos poucos que possam ter. Estão definidos como "plano de contingência" :D

 
On 21 de fevereiro de 2009 às 09:42 , Rock In The Attic disse...

Que bela iniciativa! Para os mais novos tens livros como a "Anita" (que é do meu tempo), o "Rato Renato", e outros do género. Os livros "Uma Aventura" também podem ser uma escolha interessante...

 
On 21 de fevereiro de 2009 às 12:01 , slayra disse...

A colecção da Editorial Presença que inclui os livros do Harry Potter (acho que é Estrela qualquer coisa... penso que a editora tem um site) tem muito outros títulos que são engraçados... como Sexta Feira ou a Vida Selvagem, entre outros.

As colecções dos cinco, dos sete, do Clube das Chaves, o Bando dos 4 são também boas a partir dos 11, 12anos.

Se puder contribuir de qualquer outra forma, diz! Tenho alguns livros juvenis cá em casa e já não os leio. ^__^

 
On 21 de fevereiro de 2009 às 20:29 , Mónica disse...

Homem do Leme,
Muito obrigada pelas sugestões. Já estão registadas no meu livrinho de apontamentos :)

 
On 21 de fevereiro de 2009 às 20:30 , Mónica disse...

Slayra,
Esqueçi-me completamente que os livros do Harry Potter fazem parte de uma coleção maior de títulos por isso, obrigada pela sugestão, assim como pelas restantes.

Quanto a contribuires, claro que podes e eu agradeço imenso. Quantos mais livros melhor :D

Podemos sempre combinar um local (se fores da margem sul ou lisboa) ou eu posso enviar-te a morada da empresa onde trabalho por e-mail.
Aguardo o teu feedback.

 
On 22 de fevereiro de 2009 às 11:16 , CICL disse...

Olá, os livros de Alice Vieira tb são interessantes...

 
On 23 de fevereiro de 2009 às 11:58 , Cristina disse...

Parabéns pela iniciativa, Mónica.

As minhas sugestões recaem sobre Harry Potter, Uma Aventura, Anita e os da Alice Vieira. Acho que são bons começos para as crianças ganharem o gostinho pelos livros. Vou pesquisar em casa para ver se tenho alguns que interessem.

 
On 23 de fevereiro de 2009 às 14:23 , Anónimo disse...

Para as raparigas pensei no clube das amigas e no diário de sofia, quando era mais pequena só lia isso.
Para os rapazes há sempre os livros do harry potter e outros de aventura, também pensei na colecção arrepios, mas acho que já não vendem.
Para os mais pequenitos lembrei-me as aventuras do capitao cuecas!
Gostava de ajudar mais dei todos os meus livros infantis à biblioteca da minah escola. :)

 
On 24 de fevereiro de 2009 às 10:17 , Mónica disse...

Cristina Bernardes,

Obrigada pelo input. A Alice Vieira é, sem dúvida alguma, uma referência no panorama literários infanto-juvenil portugês.

 
On 24 de fevereiro de 2009 às 10:17 , Mónica disse...

Cristina,
A colecção "Uma Aventura" também me parece muito interessante mas talvez mais virada para fora de Portugal (há pelo menos uma em Macau) uma vez que os livros não são para crianças portuguesas.

 
On 24 de fevereiro de 2009 às 10:23 , Mónica disse...

Mafalda,

Desconhecia por completo as duas primeiras "séries" que mencionas, ficaram registadas ;)
Quanto ao Capitão Cuecas já tinha ficado debaixo de olho depois de andar pela secção de livros do Continente e ver um miúdo todo contente com um livro dessa série na mão.

Quanto às doações próprias, comigo passasse o mesmo. Há já alguns anos doei toda a minha colecção de livros infantis e juvenis para uma instituição que acolhe crianças em risco, daí ter de ir comprar para dar.

 
On 25 de fevereiro de 2009 às 14:51 , Tita disse...

Mónica, parabéns pela iniciativa. Infelizmente, não vou poder contribuir com os meus livros juvenis, pois ando a completar as minhas colecções para mim mesma =P
Os livros da Enid Blyton tb são mt porreiros, e dos da Patricia, da Verbo (q infelizmente já não editam) =(
Há tb uns q são as viagens no tempo, da caminho, e acho tb são mt interessantes.
Se entretanto me lembrar de mais alguns q não tenham sido mencionados, venho deixar mensagem ;-)

 
On 25 de fevereiro de 2009 às 15:05 , Mónica disse...

Tita,

Obrigada por mais uma sugestão que desconhecia por completo, Enid Blyton :)
Quanto à colecção "Patrícia", a minha mãe lá desencantou um do ano de 1994 que me tinha sido oferecido e que ela tinha para lá guardado nos recônditos da casa dela :D
Quanto a mais sugestões, venham elas, quanto mais melhores pois assim dá para eu conseguir reunir um leque bem abrangente de livros que encaixe na maior parte dos gostos literários :D

 
On 27 de fevereiro de 2009 às 17:37 , Tita disse...

Mónica, Enid Blyton, é mt giro, eu li "os cinco" que a minha mãe tinha, em miuda, e gostei bastante, tanto q há cerca de ano e meio comecei a completar essas colecções. Da Enid, tens "os cinco", "os sete", "colégio das 4 torres", "as gemeas em santa clara", "a aventura"...há mais, mas eu só tenho estas ;-)
Se quiseres saber mais sobre a autora, encontras mt informação em http://www.misteriojuvenil.com/forum/

qt a mais sugestões (não li todos os posts, portanto se calhar vou repetir alguns =P)
- uma aventura (continua a acompalhar gerações)
- viagens no tempo
- clube das chaves
- clube das amigas
- triangulo J
- o principezinho (lindo, lindo, lindo)

vou-te adicionar ao meu blog, espero q não te importes ;)
E se entretanto souber se alguem q tenha livros juvenis e não tenha, digo para te contactar.

 
On 27 de fevereiro de 2009 às 17:41 , Tita disse...

Só mais uma coisinha...se pretenderes comprar alguns dos livros e fores da zona de Lx, passa primeiro na Feira da Ladra. Pode ser q encontres alguns e normalmente são baratinhos ;-)
Passa pelo tal forum q te dei...e entra no topico da "Patrícia", tens lá uma lista com varias colecções juvenis, q cada um de nós anda a tentar completar ;-)

 
On 27 de fevereiro de 2009 às 22:03 , Mónica disse...

Tita,

Muito obrigada uma vez mais pelas sugestões que deixaste. Andava já há algum tempo a ver se me lembrava do nome da colecção e agora fizeste luz "Viagens no tempo" :D

Assim que tiver um tempinho passo pelo site que deixaste para ver com muita atenção.

Quanto a adicionares-me é claro que não me importo :D Gostei do site de receitinhas. Em tempos também tive um mas desisti. Vou passar por lá para tirar umas receitas para mim :D