Este livro foi-me oferecido há mais de 10 anos pela melhor amiga que alguma vez tive na vida, a Rita Camelo, pois sabia da minha adoração por literatura e história, e este pareceu-lhe o livro indicado para mim.

Por imaturidade minha na altura e por circunstâncias da vida, perdi a sua amizade e, consequentemente o contacto com ela. Sinto a falta dela a cada dia que passa, e cada vez mais lhe dou valor pela âncora que foi na minha vida e que fez com que não andasse à deriva numa das suas piores fases.

Rita, se alguma vez leres isto, gostaria de agradecer-te do fundo do coração tudo o que fizeste por mim. Jamais te esquecerei!

Opinião
Este livro só foi concluído à 6ª tentativa de o ler o que, por si só, não é um bom presságio no que concerne ao interesse que o mesmo me despertou. Elaborado com base em documentos pertencentes aos arquivos da Casa de França e no diário íntimo e correspondência da Rainha D. Amélia, a qual fala directamente para nós leitores.

Não foi uma mulher que tenha tido a vida facilitada ou que me pareça que tenha sido muito feliz desde tenra idade mas, acho um exagero as vezes em que as suas virtudes (algumas delas reconhecidas até os dias de hoje) são auto proclamadas em detrimento de praticamente todos os outros intervenientes na história os quais nunca estavam à sua altura nem ao seu nível de visão história, política e social. Foi uma grande mulher sem dúvida por tudo o que teve de suportar mas não era necessário exagerar!

Outro dos pontos menos bons da história é o eterno desfiar do rosário de personagens históricas das várias casas reais europeias em que nunca alguém é apenas referido como "meu primo" mas sim "meu primo, duque de ..... filho do herdeiro do trono de... e da princesa .....". Com este livro quase que conseguimos traçar árvore genealógica de 3 gerações de elementos das casas reais, mas não se fica por aqui. Em algumas passagens é-nos dado a conhecer, inclusive, o menu de algumas das refeições oficiais a que a Rainha ou o Rei D. Carlos atenderam (absolutamente desnecessário).

A parte final do livro será a melhor de todas pois dá-nos a conhecer melhor Amélia a Mulher, e não Amélia a rainha e é isso que fez muita falta a este livro. Se eu quisesse conhecer Amélia a Rainha lia livros de história mas queria mesmo conhecer era Amélia a Mulher, que por acaso também era Rainha.

Acho que fica bem expresso o meu descontentamento ao ler este livro mas, e como já disse aqui, não me desfaço de livros que me são dados. Mesmo que assim não fosse, este nunca sairá da minha estante pois é das poucas recordações que guardo de alguém tão especial para mim, pelo que este não entrará em nenhum passatempo futuro.

Ficha Técnica
Autor: Stéphane Bern
Editora: Civilização
Encadernação: Capa Mole
N.º de páginas: 228
Género: Romance Histórico
ISBN: 978-972-261-545-7
Tradução: Daniela Carvalhal Garcia