Este post já circula há algum tempo na blogosfera dedicada aos livros, e como não sou excepção, também tenho as minhas.

- Normalmente leio 2-3 livros ao mesmo tempo;
- Não gosto de deixar livros a meio (o que já aconteceu) e por isso, por vezes, passam meses infinitos na minha mesa de cabeceira até que me decido acabá-los (é que há uns que são mesmo fraquinhos!!!);
- Tento ler sempre antes de dormir (fora disso é complicado arranjar tempo para ler);
- A maior parte dos meus livros nem parece que foi lido dados os cuidados que tenho com eles. Os versão mass market costumam ser forrados para não se danificarem ao andarem de um lado para o outro.
- Por causa da mania acima descrita, não empresto os meus livros a ninguém. Já tive grandes desgostos, desde entregarem-me um todo danificado e outro que foi prontamente destruído pela cadela de um colega meu. Escusado será dizer que não fui ressarcida de nenhum dos estragos.
- Ainda por causa da mania da preservação, não escrevo nem sublinho os meus livros.
- Os meus livros estão organizados numa estante do IKEA com 25 divisões. Os meus autores favoritos, e dos quais já disponho de uma quantidade relevante de obras, têm direito a uma divisão própria, e por ordem alfabética de autor. Os restantes estão organizados por ordem alfabética.
- Todos os meus livros (literatura, dicionário, enciclopédias, para troca e afins não estão classificados) estão registados num Excel, por autor, obra, língua, género e ISBN (já vou nos 238 :) ).

Não são assim tantas manias pois não? :S

Comments (11)

On 14 de janeiro de 2009 às 22:33 , Unknown disse...

Não são nada assim tantas manias! Tenho mais de metade delas. Concordo com quase todas, só não com a de ler antes de dormir, e os meus livros parecem lidos, mas não estão estragados!

Isto de manias cada um tem as suas e é bem verdade, ora vejamos:
- Eu organizo os meus livros por género e depois por alturas, tenho em alguns casos, de ter segundas filas.
- Gosto de ler no sofá, com manta e musica.
- Normalmente ouço Simple Red.
- Só leio em português, porque não quero perder nenhuma informação.
- Nunca ando com as sobre-capas.
- Ando sempre com um livro na carteira.
- Gosto de emprestar livros a quem confio, na esperança que leiam.
- Também estou a indexar os nossos livros cá em casa, mas vai demorar um pouco. Uso um software próprio, mas não consegue sacar informação da net, o que é uma pena.

 
On 15 de janeiro de 2009 às 09:18 , Mónica disse...

Marcelina,
Já tive vários tipos de organizações para os meus livros mas, como a estante é de "cubos" esta é aquela que me parece a mais indicada e a que me permite mais facilmente encontrar os livros.
Gosto de ler em todos os lados o problema é mesmo o tempo e, se em casa, faço-o sempre em silêncio. Essa das sobre-capas também vale para mim. A verdade é que detesto-as :D

 
On 15 de janeiro de 2009 às 09:41 , Unknown disse...

lol, pois já dizia a minha avó, cada tolo com a sua mania! ;) o importante é ler! aí estamos todos de acordo.
BJ

 
On 15 de janeiro de 2009 às 15:01 , Anónimo disse...

Os leitores têm sempre manias e eu partilho algumas das tuas, especialmente a do cuidado a ler. Quando compro o livro novo e o leio, raramente faço vincos na lombada, a não ser que a edição seja má e não dê para evitar. Já tive alguns casos em que emprestei os livros e voltaram em muito mau estado, por isso agora empresto-os sim mas só a amigas que sei que os preservam. Agora com o BookMooch, habituei-me também a ter livros usados, é giro porque parece que cada um também tem a sua própria história.

 
On 15 de janeiro de 2009 às 15:10 , Mónica disse...

Ana,
Também já tenho alguns livros do Bookmooch mas em muito bom estado. É uma das condições, quando peço um livro, é saber se este se encontra em muito bom estado. Mesmo assim, e com raras excepções (porque também tenho livros em condições não tão perfeitas) consegue-se distinguir os meus dos do Bookmooch.
Sou chata demais com os meus livros e tenho plena consciência disso.

 
On 18 de janeiro de 2009 às 00:17 , Bruno disse...

Olá, Devaneios. Acho este blogue bastante interessante, e útil para quem se interesse pelas leituras e pelo mundo dos livros. É o meu caso, embora nos tempos mais recentes me tenha afastado do universo da leitura.

É sempre interessante saber o que os outros têm a dizer, ou o que pensaram, sobre livros que também nós lemos. Nessa medida, as críticas podem ser lidas até depois de terminarmos os livros. Como se fosse uma espécie de partilha de sentimentos sobre algo de que gostámos ou que detestámos.

Sobre as manias, tenho também algumas. Embora possam parecer semelhantes às de tanta gente, são tão pessoais, que as acho mesmo manias.

- Não consigo ler mais do que um livro ao mesmo tempo - monotarefa

- Também não gosto de deixar livros a meio, mas também deixei, sobretudo quando são desinteressantes, ou difíceis de se deixar dominar.

- Leio sempre antes de dormir. E se puder, ao acordar. Quando não estou de férias, aí os horários podem variar e posso ler ao longo do dia.

- Não escrevo nos livros. São peças de arte. Seria a mesma coisa que enfiar um gorro no coiso do Davi do Michelangelo.

- Não existe organização específica para os livros. Estão organizados por autor (ou colecção, se for o caso), mas tirando isso a ordem é mais ou menos indiferente.

- De resto, nunca teria paciência para registar os livros, nunca mais acabava. Mas já me passou isso pela cabeça.

- Habitualmente, tenho uma pequena pilha de livros junto à cabeceira, mesmo que não os esteja a ler, por vezes pego num ao acaso, leio uma passagem, absorvo o género de escrita, um pouco do ambiente, tento seduzir-me à leitura, se ainda não tiver lido, ou releitura.

De resto, apenas uma nota: "Este post já circula à algum tempo". Quererias escrever "há algum tempo".

Bom trabalho.

 
On 18 de janeiro de 2009 às 22:48 , cá-cá (Portugal) disse...

Olá... boas manias, digo eu!! Partilho a de não emprestar livros, parece egoísmo mas é triste pensar que simplesmente não voltam ás minhas mãos... e apesar de ter muito cuidado, tenho uns quantos perdidos por aqui... :(

 
On 20 de janeiro de 2009 às 23:16 , Mónica disse...

Bruno,
Acho as tuas "manias" bem "normais" para quem gosta de livros. Já agora, obrigada pela correcção :)

Bauny,
Por uns pagam mesmo outros. É penas mas gosto demais dos meus livros para ficar sem eles, principalmente quando se tratam de livros que nem em alfarrobistas já se deve encontrar como aconteceu a um que herdei do meu avô. Depois dessa, nunca mais emprestei nenhum!

 
On 28 de janeiro de 2009 às 21:32 , Pedro disse...

Olha, ainda não comentei aqui lol

As minhas manias estão no meu blogue antigo ;) Quanto às tuas...

- Só leio 1 livro;
- Nunca deixo livros a meio. Só me aconteceu uma vez, e nem foi por não gostar, simplesmente li uns 7 livros do mesmo autor ao mesmo tempo e isso cansou-me! lol (já agora, falo de Eça de Queirós e "A Ilustre Casa de Ramires");
- leio sempre antes de dormir. Nem que seja uma palavra, tem de ser;
- É por isso que gosto de lviros de capa dura... Não gosto de ver as "rugas"! Mas se tiver de ser é, digamos que é uma espécie de pegadas de leitura xD;
- Empresto... Mas prefiro não ler emprestado;
- Também não sublinho... Apenas quando se trata de livros de/para a escola;
- Não organizo com tal ordem... Apenas garanto que livros do mesmo autor estão juntos, assim como da mesma saga!
- engraçado, nunca fiz isso... Opá, e já estou para fazer uma lista assim há algum tempo! Tenho mesmo de arranjar solução <_<.

^_^

 
On 28 de janeiro de 2009 às 22:11 , Mónica disse...

Pedro,
A questão da organização é mesmo "panca" como diz o meu marido :D
Quanto a ler, ultimamente nem 1 palavrinha tem dado :'(
Já avisei o meu chefe, a continuar assim dá uma coisinha má e vou mas é de baixa descansar LOLOL (ao menos depois dá para ler um bocadinho :D)

 
On 22 de março de 2010 às 23:51 , Ana C. Nunes disse...

Não são muitas não. Até porque partilho-as quase todas. XD