O BookMooch é um sistema, existente na internet, cujo principal objectivo é permitir a troca de livros que já não nos interessam assim tanto por outros que nos interessem mais.

O primeiro passo é registramo-nos no site (gratuito) e adicionar ao inventário todos os livros que já não nos fazem assim tanta falta e que estamos dispostos a dar em troca de outros. Os únicos custos que este sistema tem é o pagamento dos portes de envio dos livros que nos forem requisitados mas, mesmo nesta situação, podemos optar por apenas enviar para território nacional (muito mais barato), para todo o mundo, ou até mesmo recusar o mooch.

O sistema funciona por pontos. Quantos mais pontos tivermos mais livros podemos requisitar. Passo a explicar como podem obter esses mesmos pontos:
  • Por cada livro adicionados ao inventário - 1/10 de ponto;
  • Por cada livro enviado em território nacional - 1 ponto;
  • Por cada livro enviado para o estrangeiro - 3 pontos
  • Por cada feedback que dermos relativamente a um livro que recebermos - 1/10 de ponto

E como os podemos gastar?

  • Por cada livro que requisitado no estrangeiro, gastamos 2 pontos
  • Por cada livro que requisitado em território nacional, gastamos 1 ponto

Já adicionei alguns livros neste sistema (hoje foram mais 3), tendo já enviado 5 tanto para Portugal como para o estrangeiro (um vai a caminho da Austrália :D). Seria uma lista bem maior se tivesse descoberto este sistema mais cedo pois este ano sofri de um problema de "generosidade aguda" e acabei de dar quase 20 livros a pessoas em quem quis incutir o gosto pela leitura, e por alguns escritores, e que provavelmente não os irão apreciar tanto como alguém que realmente os queira e que faça parte desta rede.

Trata-se de um sistema extremamente útil, especialmente quando o espaço para guardar mais livros se torna escasso e não cabe outra estate no escritório.

Podem consultar os livros que tenho disponíveis para troca no seguinte link:

http://bookmooch.com/m/inventory/moncol

Comments (8)

On 11 de outubro de 2008 às 23:50 , Pedro disse...

Estou há pouco tempo inscrito e já apaixonado! =D Para quem gosta de livros e de recebê-los, não podia ser melhor... Tenho uma longa wishlist e já mandei vir dois! Assim como enviei dois também. =)Aconselho a todos!

 
On 15 de outubro de 2008 às 13:21 , WhiteLady3 disse...

Eu já tenho trocado muitos livros! Estou inscrita vai para um ano e ainda tenho cá em casa um monte de livros que adquiri via BM para ler. É difícil resistir a pedir livros enquanto se navega pelo site...

 
On 15 de outubro de 2008 às 16:07 , Célia disse...

Adoro o conceito. Acho que depois de nos habituarmos à ideia torna-se extremamente viciante! A única desvantagem é mesmo ver a pilha a aumentar de forma imparável :)

 
On 15 de outubro de 2008 às 16:17 , Mónica disse...

Confesso que ainda aproveitei pouco. Tenho dado mais que recebido mas o tempo para fazer a wishlist tem sido diminuto (assim aproveito e vou aumentando o espaço livre para novos livros :D).
O conceito e absolutamente fantástico e até agora tenho recebido os livros em óptimas condições.
É mesmo para continuar!!!

 
On 3 de novembro de 2008 às 15:27 , Livros em 2ª Mão disse...

Yambém aderi a este vício recentemente e estou-me a dar bem. Não sei é onde arranjar tempo para ler tudo o que desejo!
Já agora e desculpando-me pela ousadia, por acaso o livro "A Filha do Capitão" irá parar ao BookMooch? Já ando há algum tempo interessada para ler esse livro, devido às opiniões que tenho ouvido/lido, mas ainda não se proporcionou.

http://pt.bookmooch.com/m/bio/livros2amao

 
On 3 de novembro de 2008 às 15:53 , Mónica disse...

Livros em 2ª mão
Quanto ao Livro "A filha do Capitão" lamento informar mas não irá constar dessa lista.
Apesar de não estar, por enquanto a adorar o livro (tudo o que mete guerra baseada em factos reais custa-me a ler) sou fã incondicional do JRS e acho que não sou capaz de me desfazer de um livro dele.
Quanto ao tempo para ler, estou contigo, a lista de livros para ler não parou de aumentar nos últimos meses mas, ainda bem que fiz "stock". Avisinham-se tempos complicados para aquisição de novos livros pelo que, a salvação vai ser mesmo o boockmooch :)

 
On 3 de novembro de 2008 às 15:53 , Mónica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
 
On 3 de novembro de 2008 às 15:58 , Livros em 2ª Mão disse...

E que salvação! Eheh.. Obrigada na mesma pelo esclarecimento e espero que no final a opinião seja tão positiva como muitos dos comentários que li nos diversos blogs. ;)