Ficha Técnica
Autor: Murasaki Shikibu
Editora: Exodus
Encadernação: Capa Dura
N.º de páginas: 828 (lidos 236)
Género: Romance Histórico
Tradução: Lígia Malheiro


Opinião
Na verdade, o que deveria de aparecer era mesmo: Não Lido.

Acho que, não sendo a primeira vez que tal acontece, deve de ser a 2ª ou 3ª vez em que simplesmente não consigo acabar um livro. Passou quase 1 ano na minha cabeceira mas acabei por ter de desistir. A epifania deu-se durante uma conversa de almoço com um colega de trabalho:

- Então o que é que andas a ler agora?
- Julie & Julia - respondo eu tirando o livro da mala - e continuo com "O Romance de Genji" na mesa-de-cabeceira - com o maior ar de enfado.
- Se não gostas do livro porque é que perdes tempo a lê-lo? Não tens nada de mais interessante que fazer com o teu tempo ou outros livros para ler?

Ainda argumentei dizendo que a série tinha sido muito cara (mais de 50€ os dois livros) mas a resposta que me deu simplesmente não me saiu da cabeça. Ora, se eu passo a vida a queixar-me de falta de tempo para fazer as coisas que mais gosto, porquê perdê-lo a fazer uma coisa que não gosto e que não é obrigatória?

A decisão deste fim-de-semana foi simplesmente tirá-lo da mesinha de cabeceira e oferecer a série à E., uma colega de trabalho que gosta de ler clássicos (ao contrário aqui da je).

O livro é chato, enfadonho, não desenvolve e a personagem principal é um príncipe muito sensível (que grande eufemismo!!!) e para lá de indeciso no que ao amor diz respeito (ao que parece, na altura, os heróis eram assim todos muito sensíveis). Ora se eu não tenho pachorra para personagens femininas sensíveis de mais, essa não é de todo uma imagem que consiga apreciar quando associada a um personagem masculino (gosto de esteriótipos o que querem?).

Posto isto, e em jeito de conclusão, uma das maiores obras literárias de todos os tempos não é, de todo, o meu género de leitura.


Comments (7)

On 5 de setembro de 2010 às 10:34 , cris disse...

Pois! Eu sou da mesma opinião: abandono a leitura quando o livro não me diz nada...só lastimo o tempo que as 50 ou 60 folhas me fizeram perder.Há tanto para ler...e ler tem de ser um prazer, não é?
Passa pelo meu blog: http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

Boas leituras!

 
On 10 de setembro de 2010 às 15:20 , Unknown disse...

Não deixei de sorrir enquanto lia o post. Compreendo perfeitamente a ideia e compartilho-a. :D

Não sou de deixar livros a meio, mas muitos passam primeiro por uma "inspecção" e depois voltam para a estante.
O que me acompanha já a cerca de 1 ano é o "vinhas da ira", simplesmente não me cativa.

Gostei do blog.
Vou passar por cá mais vezes.

 
On 1 de outubro de 2010 às 14:29 , Books Lovers disse...

Quando um livro não me puxa e vai acabando por ficar na mesa de cabeceira, arrumo-o na estante com o intuito de em outra altura fazer a tentativa.
Eu gosto de clássicos, e já tenho visto muitas vezes este livro nas feiras, sei que dizem que
é uma grande obra, mas não conheço muitas opiniões de quem já o leu *

 
On 12 de novembro de 2010 às 17:15 , Anónimo disse...

o meu livro eterno de cabeceira está a ser o 2666...
mas acabei de ler o melhor de todos os tempos
a última noite em twisted river, do John Irving
maravilhoso mesmo, ainda nem consegui passar para outro de tal forma fiquei ligada às personagens...
recomendo também a trilogia A Saga dos Otori (entretanto foi publicado um 4 volume)
susana

 
On 7 de dezembro de 2010 às 10:28 , Unknown disse...

Olá olá
interessante esta opinião.
Também acho que não vale a pena ler um livro de que não se gosta. é pura perda de tempo. Mas a mim também me custa horrores deixar um livro a meio. estou sempre a pegar num livro do Lobo Antunes (arquipélagos da insónia) que não consigo acabar de ler...
Em relação a este "O romance de Genji" não é a primeira vez que oiço a mesma opinião. conheço mais quem desistiu de o ler por ser uma seca.
Boas leituras

 
On 18 de maio de 2012 às 18:09 , (Henrique) disse...

Conto com você: Um Livro Por Dia Nas Livrarias
Olá! (:
Eu me chamo Henrique Magalhães e estou compartilhando com vocês o desafio que lancei para mim este ano: Ler um livro por dia nas livrarias da minha cidade e postar, em meu canal no Youtube, vídeos semanais falando sobre a experiência das leituras. Já postei (agora, agora) um vídeo de 5 minutos no qual explico a questão. Agradeceria se, sendo possível, ajudasse a divulgar esse desafio bookaholico aos amantes da leitura, como eu. Sei que os leitores natos hão de ficar bastante animados, e acima disso, preciso saber qual será minha primeira leitura. A indicação pode ser posta como comentário abaixo do vídeo.

PS: Por uns probleminhas Técnicos a imagem do vídeo está não muito apresentável, mas, nada que impeça a transmissão da ideia.
Grato!!
http://www.youtube.com/user/H2Livros?feature=mhee

 
On 28 de julho de 2012 às 21:22 , Miguel Pestana disse...

Olá,

Já folheei os 2 volumes da série (penso que são 2) numa ida a uma feira, e realmente li a sinopse e não fiquei muito interessado. Deppois quando reparei no preço, então é que larguei-os mesmo!

Nunca deixei nenhum livro por ler. Quando não estou a gostar, lei-o até ao fim, mas na diagonal, é num instante para acabá-lo!
Assim, sempre posso dizer que li-o.

he he


Já agora é a primeira vez que venho ao seu blogue e estou a gostar.